sábado, 15 de setembro de 2012

Sistema Convectivo abre a sequencia de dias chuvosos no Estado.


Após a confirmação da configuração já conhecida por proporcionar intensos temporais nas latitudes médias da América do Sul, o dia de hoje só poderia ser de muitas células por todas as partes desde Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. A formação de um Sistema Convectivo de Mesoescala trouxe intensos temporais nos locais acima citados, exatamente como os modelos atmosféricos indicavam. Houve inclusive a morte de uma pessoa em Tupanciretã segundo informação veiculada no site da Zero Hora. A convecção só não ocorreu de forma mais profunda por que a advecção de ar quente ficou concentrada na região norte da Argentina, deixando assim de instabilizar ainda mais a atmosfera no Rio Grande do Sul. Agora a noite, enfim, começou o ingresso de ar quente vindo do quadrante norte, este novo ingrediente contribuirá para a instabilização e provocará intensos temporais como os observados na região sul do estado agora a noite e amanhã durante todo o dia.
A situação sinótica já se apresentava favorável desde a noite de ontem em função da presença do Jato de Baixos Níveis, o qual realiza o transporte de ar das regiões mais ao norte, especificamente do interior do continente, este mais quente e portanto com potencial para instabilizar o ar.



 Essa oferta de calor somado à presença de um cavado em superfície favoreceu o levantamento do ar e conseqüente formação do Sistema Convectivo que atingiu hoje o estado.
O fato chave que permitiu a formação das tempestades foi o deslocamento do bloqueio atmosférico em altos níveis que até então estava agindo com uma circulação de crista sobre o estado, impedindo assim o desenvolvimento das nuvens. Esse quadro proporciona desenvolvimento de células que provocam muitas descargas atmosféricas, Pelotas agora noite tem ocorrência de muitos raios, como mostra a imagem do RINDAT ( Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas) e as fotos tiradas pelo Capincho Cumulus em caçada esta noite.o de crista sobre o estado, impedindo assim a formaça atmosfencial para instabilizar o ar.devido a sua densidade mais altatmosf






















Videos dos raios em Pedro Osório-RS e Pelotas-RS agora a noite.


                                                                                                     


















Nenhum comentário:

Postar um comentário