domingo, 30 de setembro de 2012

Tempo severo explode sobre Rio Grande do Sul novamente

Cavado em superfície e no nível de 850 hpa, associado com padrão difluente e consequente divergência na saída do JST (jato sub-tropical), mais transporte de ar quente vindo do norte do Brasil e convergência de umidade nos baixos e médios níveis da troposfera devido a um anticiclone no Atlântico, fizeram com que a convecção explodisse sobre o estado do Rio grande do Sul na noite deste Domingo 30 de Setembro de 2012 e madrugada desta Segunda-feira 1° de Outubro de 2012. Esse padrão formou sistemas convectivos de mesoescala ( SCM) sobre as regiões Sudoeste, Sul, Leste, Nordeste, Centro e Oeste do Rio Grande do Sul, que provocaram fortes temporais com granizo, ventos fortes, precipitação intensa e muitas descargas atmosféricas. 
Até o início da madrugada de Segunda-feira 1/10/2012 várias cidades do estado do Rio Grande do Sul registravam granizo como: Pelotas, Porto Alegre, Gravataí, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Bom Jesus, São Jerônimo, Veranópolis Maquiné, Canoas, Esteio, Rio Pardo, Bagé, Uruguaiana, Capão da Canoa, Tapes e Camaquã. Na cidade de Pelotas por exemplo precipitou granizo por 3 vezes seguidas no fim da noite de Domingo 30/09/2012 em um intervalo de apenas 3 horas. Abaixo estão fotos e vídeo dos raios sobre Pelotas!











                                  


A previsão para este inicio de semana é de muita chuva e persistência dos temporais sobre todo centro-sul do estado do Rio Grande do Sul. O Capincho Cumulus alerta que esses temporais virão acompanhados de rajadas fortes de vento, granizo (que pode ser de grande tamanho), descargas atmosféricas (raios) e muita chuva. Os acumulados de chuva serão elevados no estado durante esta semana podendo ultrapassar os 100mm em diversas localidades, principalmente regiões do oeste, campanha , centro e leste. Abaixo estão fotos dos alagamentos em Pelotas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário