quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fenômeno raro de água neve em Pelotas

O estado do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai estão sob influência de uma poderosa massa de ar polar que começou a ingressar nessa madrugada no estado. O quadro ontem era muito interessante no Rio Grande do sul principalmente na fronteira com o Uruguai. A campanha e o sul estavam com temperaturas muito baixas entre 0ºC e 3ºC devido ao ar frio que havia ingressado no dia 10 no estado. Ontem uma nova frente fria se aproximou pelo Uruguai com uma massa de ar polar na retaguarda, com esse quadro os modelos sugeriam precipitação de inverno na região sul e sudeste do estado.
 Foi oque se observou durante a madrugada no litoral do Uruguai, província de Buenos Aires e na campanha gaucha. Na capital Argentina foi registrado precipitação de Graupel, e a grande surpresa foi uma rápida precipitação de água neve em Pelotas, por volta das 13:25h na região portuária da cidade. A duração do fenômeno foi de curta duração (5 minutos).Abaixo estão as análises.



Acima imagem da nefoanalise do Serviço Meteorológico Nacional argentino. Percebemos na imagem uma frente fria ingressando na fronteira do estado com o Uruguai. Na retaguarda da frente fria havia o eixo do cavado em altitude dando suporte ao sistema em superfície com forte advecção de ar frio. No momento desta imagem tínhamos precipitação de graupel na cidade de Buenos aires.


Aqui na carta de altitude do nível de 250hpa do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) observa-se o amplo cavado sobre a região sul do Brasil, fazendo com o que o escoamento seja meridional em todo litoral argentino, mostrando a forte advecção de ar polar para nossa região.


Com a carta de superfície, também do INPE percebe-se a intensa advecção de espessura  (linhas pontilhadas em azul claro) que o cavado em altitude ( 250hpa) traz para a região sul do estado com valores de 5340 dm, o que possibilitou as precipitações de inverno na região como o fenômeno de água neve em Pelotas e graupel em Buenos Aires.


Acima imagem de satélite do canal visível do SMN (serviço meteorológico nacional-Argentina) mostrando o momento que cumulus congestus se aproximavam de Pelotas, provocando o fenômeno de água neve.


Foto mostrando os pequenos grãos de gelo que precipitaram em meio a chuva hoje no inicio da tarde em Pelotas.

O Capincho Cumulus alerta para madrugadas geladas em todo o estado do Rio Grande do Sul. As temperatura ficaram muito próximas de 0°C em todo estado e negativas em regiões como campanha, serra e planalto. Devido ao vento a sensação térmica será muito baixa principalmente nas madrugadas de Quinta para Sexta e Sexta para Sábado. Geada será ampla no estado nas madrugadas de Sexta para Sábado e Sábado para Domingo. Alertamos também para os moradores de rua que deverão ser retirados devido ao risco de hipotermia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário