segunda-feira, 29 de julho de 2013

Nevoeiro Marítimo em Pelotas hoje!

      
        Temos como definição que nevoeiro acontece quando gotículas de água ficam em suspensão próxima ao solo, ou seja, podemos associar que nevoeiro é uma nuvem com sua base em contato com o solo. O termo nevoeiro é geralmente utilizado quando a visibilidade horizontal no solo é inferior a um quilometro. A formação do nevoeiro é geralmente associada com o ar fica saturado através do resfriamento radiativo, resfriamento advectivo, resfriamento adiabático ou ainda por adição de vapor d’agua. Os nevoeiros se dividem em nevoeiros de advecção, nevoeiros de radiação, nevoeiro misto de advecção/radiação, nevoeiro orográfico de encosta/colina e nevoeiros frontais.
Sabendo os princípios básicos de nevoeiro, falaremos um pouco do nevoeiro que interagiu em pelotas hoje.
        O nevoeiro que atingiu pelotas hoje, foi caracterizado como sendo nevoeiro advectivo marítimo. Primeiramente foi classificado como nevoeiro advectivo pois depende do transporte de ar frio em regiões quentes ou ar quente em regiões frias. No caso de Pelotas foi o ar quente sobre regiões frias. Logo após, foi classificado como nevoeiro advectivo marítimo devido resfriamento do ar marítimo sobre uma superfície fria. Observamos através das cartas de superfície o deslocamento de ar quente sobre a lagoa que está mais fria, ou seja, o ar esfria, satura e em seguida ocorre a condensação, formando assim o nevoeiro e também acarretando a queda na temperatura onde o nevoeiro age. Podemos notar tal deslocamento através da carta de superfície das 06Z, 12Z e 18Z abaixo.


Carta de Superfície das 06Z


Carta de Superfície das 12Z


Carta de Superfície das 18Z

          Podemos ver o deslocamento citado acima através do campo de espessura das carta de superfície (linhas tracejadas em vermelho) e a rotação anti ciclônica associada a região de alta pressão atuando sobre a Lagoa dos Patos. Um dos principais motivos do nevoeiro atuar sobre Pelotas e não ficar somente sobre a Lagoa dos Patos, foi devido ao aquecimento superficial do continente, fazendo com que ocorra ventos de leste (Lagoa dos Patos para o continente) e trazendo o nevoeiro para dentro da cidade.

          Conseguimos observar bem o nevoeiro sobre a Lagoa dos Patos através das imagens de satélite em alta resolução abaixo:


Imagem de satélite aqua.


Imagem de satélite terra.

        Outra imagem do satélite GOES-13 sobre a Argentina mostra o nevoeiro marítimo:


Imagem de satélite do GOES-13

          A partir das 6:15 de hoje, o aeroporto de Pelotas começou a registrar o nevoeiro com uma visibilidade 200 metros e persistiu com essa visibilidade até as 8:00. As 11:00 o aeroporto ainda registrava nevoeiro mas com uma visibilidade de 500 metros. Logo após o aeroporto já começou a registrar visibilidade bem mais distante, mas por volta das 16:10 o aeroporto já voltou a registrar a visibilidade relativamente baixa em 800 metros. A partir das 17:00 até o momento, o aeroporto voltou a registrar visibilidade de 200 metros.

          Abaixo segue imagens registradas pela nossa equipe do nevoeiro sobre Pelotas


1ª - Imagem do nevoeiro na região do Porto de Pelotas 


2ª - Imagem do nevoeiro na região do Porto de Pelotas 

3ª - Imagem do nevoeiro na região do Porto de Pelotas 

4ª - Imagem do nevoeiro na região do Porto de Pelotas 


5ª - Imagem do nevoeiro na região do Porto de Pelotas 

6ª - Imagem do nevoeiro na região Três Vendas em Pelotas 



7ª - Imagem do nevoeiro na região Três Vendas em Pelotas 



8ª - Imagem do nevoeiro na região Três Vendas em Pelotas 


9ª - Imagem do nevoeiro na região Três Vendas em Pelotas 


Equipe Capincho Cumulus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário