quinta-feira, 18 de julho de 2013

Frio intenso chega ao Rio Grande do Sul

     
O frio está de volta! Nos próximos dias uma forte massa de ar polar atuará sobre o estado mantendo as temperaturas baixas, frio este que deve atingir também partes do Sudeste, Centro-Oeste e do Norte do país no início da próxima semana. Na estação automática da Embrapa a temperatura máxima registrada hoje foi de 19.6°C às 3:18 e neste instante (16:32) a temperatura é de 10.8°C (mais baixa que a mínima de ontem, 11.6°C) e está em declínio. Na figura 1 pode-se ver que foram registradas mínimas negativas no extremo sul do continente chegando a impressionantes -18°C em Balmaceda, no Chile (520 metros de altitude).

    Figura 1: Mapa das temperaturas mínimas de hoje (18/07) no Ogimet.

     Na carta de altos níveis do CPTEC do dia 15/07 (figura 2) nota-se uma pista de ventos de sul na Argentina associada ao primeiro pulso de ar frio, mais fraco devido à sua trajetória marítima. Este padrão associado à presença de uma ampla crista do Pacífico na metade oeste da Argentina e de um Vórtice Ciclônico a sudeste das Ilhas Malvinas manteve-se nos médios e baixos níveis e também nos últimos dias contribuindo para a advecção de ar frio. O aumento nas temperaturas máximas dos dois últimos dias foi devido à ocorrência do Jato de Baixos Níveis que favoreceu também a formação de instabilidade. Na região Sudeste as mínimas baixas registradas nos últimos dias são resultado da atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (figura 3) que gera subsidência do ar mantendo o céu claro, o que intensifica o resfriamento noturno por irradiação.

      Figura 2: carta sinótica de 250 hPa do CPTEC do dia 15/07 às 00 UTC.

        Figura 3: carta sinótica de 850 hPa do CPTEC do dia 18/07 às 00 UTC.

     O segundo pulso de ar frio que está chegando hoje é mais intenso e como comentado acima já está provocando queda nas temperaturas. Houve registros de neve na metade sul da Argentina e do Chile.
     Previsão para os próximos dias: friagem no sudoeste da região Norte com mínimas abaixo dos 15°C na quarta-feira. No Sudeste a previsão é de chuva e queda nas temperaturas em São Paulo e no Rio de Janeiro. No Centro-Oeste deve fazer frio no Mato Grosso do Sul, na metade sul de Goiás e do Mato Grosso, com queda de temperatura acentuada no MS na segunda-feira (22/07). Deve chover no MS entre os dias 19 e 21 e no norte do MT nos dias 21 e 22.
Região Sul
     Amanhã: céu claro com poucas nuvens no sul e no oeste do RS, parcialmente nublado no leste do estado. No norte do RS e sul de SC o tempo permanecerá nublado com chuvas isoladas.
     Sábado: céu claro no sul e oeste gaúcho. No norte e no leste do estado tempo nublado com possibilidade de chuva a partir da tarde. No PR e em SC céu nublado com pancadas de chuva fortes e localizadas. (fonte: CPTEC)

Capincho Cumulus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário