domingo, 21 de julho de 2013

Frio extremo e tempestade de inverno no Conesul

Na Quinta-feira dia (18/07/2013) tivemos a entrada da segunda massa de ar polar da semana, já que a primeira e mais fraca ingressou na última Segunda-feira (15/07/2013). A massa de ar polar do dia 18/07/2013 já foi muito intensa e provocou mínimas negativas na Argentina, Chile, Uruguai e Sul do Rio Grande do Sul, como exemplo as mínimas nas seguintes cidades: Balmaceda (Chile) -18ºC, Esquel ( Argentina) -13,7ºC, Mercedes  (Uruguai) -1ºC e Morro Redondo no sul do Rio Grande do Sul também com -1ºC. Esta massa de ar polar de quinta feira persistiu até sábado no sul do estado perdendo força devido ao ar quente vindo do norte, mesmo assim as máximas do Sábado foram muito baixas devido ao aumento da nebulosidade e precipitação.
O terceiro pulso de ar polar, e o mais intenso de todos, começa a ingressar aqui no Rio Grande do sul neste Domingo. Primeiramente o ar frio atingirá o sul e depois irá atingir as demais regiões, não só do Rio grande do Sul mas também grande parte do Brasil. Antes de atingir o estado, esta massa de ar polar provocou neve na cidade de Mendoza (Argentina) com acumulação (fig1), houve neve também mais ao norte argentino como em Catamarca. A intensidade desta massa de ar é tamanha, que nesta tarde de Domingo as máximas estão extremamente baixas nas províncias de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Neuquen e também no sul uruguaio. As máximas nestas localidades estão abaixo dos 5ºC, exemplo da província de Buenos Aires onde a cidade de Azul tem 5ºC e San Miguel del Oeste com 4ºC, aeroporto de Ezeiza está com apenas 5ºC, Mendoza 4ºC, e o aerorpoto de Montevídeo registra apenas 5ºC nesta tarde de Domingo 21/07/2013.
FIG 1 - Acumulação de neve em parque da cidade de Mendoza (Argentina)
A condição de tempo extremamente frio, deve se intensificar no Rio Grande do Sul da tarde para a noite de Domingo com intensificação do vento minuano e rápido descenso das temperaturas, primeiro a partir do sul, depois atingindo todo estado já na Segunda-feira. O vento soprará de moderado (40 km/h a 50 km/h) em todas regiões do estado, com fortes rajadas entre 60 km/h a 80 km/h, sendo mais fortes no litoral e nos pontos mais altos do estado principalmente na Segunda e Terça feira. Mesmo com vento forte, a temperatura seguirá caindo na madrugada em todo estado e ficará próxima a 0ºC e até mesmo negativa, condição esta favorável a ocorrência de geada negra, o que traria grandes prejuízos para as culturas de inverno e também devido as baixas temperaturas e baixíssima sensação térmica traria risco de vida para toda a população que não estiver preparada, com ênfase nos moradores de rua e animais.
Esta condição será favorecida pela atuação de um cavado no litoral gaúcho (área de baixa pressão alongada) que ajudará a advectar (transportar) ar polar diretamente do Mar de Weddel na Antartica (fig 2).
FIG 2 - Cavado em superfície que já leva instabilidade para o litoral argentino.
Fonte: GPT/CPTEC/INPE
Este cavado em superfície, que vai varrer o litoral argentino e uruguaio e também do Rio Grande do Sul terá suporte de um VCAN (vórtice ciclônico de altos níveis). Essa configuração sinótica tende a provocar nebulosidade e precipitação, e isso ocorrerá dentro de uma atmosfera extremamente fria, com isso as condições para ocorrência de precipitações sólidas como graupel, neve, chuva congelada são favoráveis.

As regiões propícias à neve são: a região centro leste do Uruguai, sul uruguaio, região da campanha gaucha, serra do sudeste (Serra dos Tapes), que abrange cidades de Canguçu, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, serra gaucha ( região dos aparados), serra catarinense, centro norte catarinense, e até mesmo as serras do Paraná. A condição de neve é favorável nos três estados do sul do Brasil e pode surpreender. Este fenômeno (neve) pode ocorrer até mesmo em localidades onde ele é raro, caso do oeste do Paraná e de santa catarina, litoral gaúcho ( cidades como Pelotas, Chui, Rio grande, Santa Vitória, Camaquã, Porto Alegre, até mesmo litoral norte) podem ter neve ou chuva congelada.


NOTA: ENFATIZAMOS QUE A PREVISÃO DO FENÔMENO DE  NEVE É DE EXTREMA DIFICULDADE DEVIDO AS CONDIÇÕES SINÓTICAS ESPECÍFICAS E DE LOCALIZAÇÃO (BAIXAS LATITUDES). DE ACORDO COM NOSSA ANÁLISE DO TEMPO, HÁ CHANCES DA OCORRÊNCIA DESTE FENÔMENO, MAS NÃO PODEMOS AFIRMAR COM TODA A CERTEZA, CONTUDO AS CONDIÇÕES DE FRIO SERÃO EXTREMAS.

O grupo permanecerá em plantão acompanhando a evolução das condições atmosféricas de maneira integral até que cessem as condições críticas de tempo que são esperadas para este início de semana. Acompanhem as atualizações através do blog ou então pela nossa conta no facebook (www.facebook.com/capincho.cumulus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário