Este início de semana foi marcado pela ocorrência significativa de neve nos três estados do Sul do Brasil, fato este que entrará para a história da meteorologia brasileira.
No Paraná a neve deu as caras em várias cidades como Guarapuava e até mesmo na capital Curitiba.
Foto1: Neve em Guarapuava - Paraná por http://www.diariodeguarapuava.com.br.
Impressionante também a quantidade de neve registrada em Santa Catarina, onde por diversas vezes a PRF foi obrigada a fechar as rodovias devido ao risco de acidentes, tudo em função da pista escorregadia .
Foto 2: Rodovia fechada pela PRF em SC
(Crédito: PRF SC/Divulgação/CP).
Mas uma das imagens mais impressionantes, sem dúvidas, são os morros da capital Florianópolis cobertos por neve, lembrando em muito o cenário Andino.
Foto 3: Morro do Cambriela em Santa Catarina
(Crédito: Rosane Lima/Notícias do Dia/Especial CP).
Figura 4: Morro do Cambriela em Santa Catarina
(Crédito: Luiz Evangelista/Futura Press/Estadão Conteúdo).
Já em terras gaúchas a ocorrência de neve foi registrada na Serra e também no Sul do Estado exatamente nos municípios de Encruzilhada do Sul, Caçapava do Sul e Canguçu.
Nesta última, a equipe do Capincho Cumulus instalou-se no ponto mais alto da cidade a espera da neve. E ela veio! Após longas horas de espera, a equipe foi brindada com belas imagens do evento que iniciou-se as 5:30h da manhã, persistindo até por volta das 9:30h. As imagens permitem observar a ocorrência de neve em com diversos formatos conhecidos como: Graupel, Sectored Plates e Stelar Dendrites.
Figura 5: Neve registrada pelo grupo Capincho Cumulus.
O vídeo abaixo mostra o momento no qual ocorreu a primeira intensificação da precipitação de neve. Neste momento havia a incidência de neve em flocos e por vezes graupel.
A condição de neve no Sul do estado só foi possível devido à atuação de uma pequena instabilidade gerada pela atuação de um cavado que ingressou pela fronteira com o Uruguai, que combinado com as temperaturas extremamente baixas em altitude acabou gerando a precipitação na região Sul do Estado.
Segue a sequencia temporal e espacial da instabilidade que provocou neve na serra do sudeste.
Segue também uma imagem em alta resolução de satélite da instabilidade que originou a neve.
Logo está o material capturado em foto e vídeo pela equipe do Capincho Cumulus na expedição ao Morro do Santuário no dia 23/07/2013 onde os extremos foram de -1.5ºC em uma baixada no Morro do Santuário, 0.3ºC no topo do morro onde a sensação térmica chegou a -6.7ºC devido as rajadas de 54.4 km/h a uma altitude aproximada de 485 metros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário