quinta-feira, 14 de junho de 2012

Finalmente chuva em Pelotas

Exatamente após dois meses e dez dias volta a chover de forma relativamente significativa em Pelotas. De fato o acumulado registrado hoje na estação da RBS TV localizada no bairro Areal (10.6 mm) e os 3 mm na estação automática  da meteorologia instalada no campus UFPel não resolvem a falta de água nos reservatórios da cidade, porém já serve como um pequeno alívio para uma cidade que sofria com a seca prolongada e com os problemas provocados pela geada negra da última semana que certamente acabou com algumas culturas (principalmente as de pequenas propriedades) que por ventura estivessem desabrigadas.
A atuação de uma massa de ar quente e o forte aquecimento diurno provocaram o surgimento de várias células de tempestade sobre a Metade Sul do Estado e também no litoral. Na região de Camaquã a imagem do satélite impressionava pela dimensão e também pela intensidade do Sistema Convectivo que atuava na região. 

Imagem de satélite das 21:30 UTC (18:30 hora local).
                                                               Fonte: CPTEC/INPE

Com deslocamento zonal, o sistema deslocou-se rapidamente para o oceano, mas deixou um belo espetáculo sobre os céus com incríveis raios nuvem-nuvem e intra-nuvem.
Abaixo a espetacular foto de Fernando Mainar do horizonte da capital, e a passagem de uma célula sobre Pelotas.
                                                                 

                                                   

 A previsão é de que a massa quente permaneça sobre a região, o que  poderá resultar em mais temporais quando combinar com a frente fria que deve atingir o sul do Estado ainda amanhã. Poderemos ter temporais generalizados em consequência dessa interação entre frente fria e ar quente não descartando-se a possibilidade de granizo e fortes rajadas em pontos isolados, resultado do forte desenvolvimento vertical que poderá ocorrer em algumas células como resultado da interação ar quente-frente fria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário