quinta-feira, 7 de junho de 2012

Frio intenso na Região SUl

Passado mais de um mês da última publicação do CapinchoCumulus noticiando e documentando uma tempestade que atingiu a Região Sul, voltamos hoje com imenso prazer para comentar sobre o intenso frio que atinge a América do Sul.
A intensa massa de ar de origem Polar avança sobre todo o continente derrubando a temperatura em todas as regiões. Nos pampas tanto uruguaio como gaúcho, as temperaturas todas cercavam o 0°C nas primeiras horas de hoje. No Uruguai, segundo informação divulgada pelo blog Met Uruguay, a temperatura mínima foi de -5.0° C na cidade de Salto. Na Argentina as temperaturas beiravam os -5°C em quase todas as regiões, e passavam desse limiar nas regiões Andinas.
Na Região Sul a menor temperatura registrada por estação oficial do INMET foi na cidade de Bagé com impressionantes -2,3 °C, seguida por Canguçu que registrou -1,6°C. Nas demais cidades em função da proximidade com o oceano e a Lagoa dos Patos, as temperaturas alternaram entre 2,0°C e 1,0°C. Cabe salientar que em regiões de baixada como na cidade de Canguçu, facilmente a temperatura pode ter batido os -4°C com o escoamento do ar mais frio para essas regiões. A temperatura registrada na estação automática da UFPel localizada no Campus Capão do Leão foi de 1,9°C as 07:10 hr da manhã.
Pode ter sido acometida hoje a primeira vítima fatal do onda de frio: Segundo notícia vinculada em canal de televisão (RBS Pelotas), uma pessoa morreu após ter sido queimada por incêndio em residência. Especula-se que com o frio intenso o morador fez um fogo para aquecer-se e então o fogo alastrou-se na residência humilde levando o morador a óbito!
Os modelos indicam queda de temperatura ainda maior para as próximas horas com o avanço da massa de ar. Fica o alerta para a população, especialmente aqueles de desenvolvem atividades ao ar livre para que se agasalhem devido ao frio intenso. Atenção especial aos moradores de rua: o frio pode ser mais intenso ainda, portanto se você amigo leitor souber de alguém nessa condição, faça a sua parte na tentativa de mitigar o máximo possível o sofrimento de quem se encontra nessa situação.
Ainda hoje a equipe do Capincho Cumulus postará uma matéria prognóstica da temperatura e das condições atmosféricas que estão causando esse frio intenso em todo o Conesul. Abaixo esta uma imagem do OGIMET de código synops com as minimas no Conesul hoje pela manhã (09:00h).



Na imagem cabe destacar os -12°C (-11.7) na cidade de Bariloche - AR e temperaturas entre -4°C e -8°C em praticamente todo o chaco e pampa argentino. No Rio Grande do Sul destacamos os -4°C em Bom Jesus. De modo mais geral aqui no estado em estação oficial a minima se deu na cidade de Quaraí na fronteira oeste com incríveis -5°C, já em estação particular em Santa rosa tivemos inacreditáveis -7°C. Este frio todo causa diversos problemas no estado, há algumas regiões sem água devido ao congelamento nos encanamentos, estrada da serra estão com gelo na pista.

Previsão

O Capincho Cumulus alerta para condições extremas de frio nas próximas madrugadas, a geada será severa em praticamente todas as regiões, ocorrerá congelamento em encanamentos. Praticamente todo estado terá temperaturas negativas na manhã desta sexta-feira, com valores no sul entre -3°C -4°C, litoral sul entre -1°C e -3°C (região de Pelotas), fronteira oeste entre -4°C e -6°C. Região central e planalto norte também enfrentarão muito frio com minima entre -2°C e -4°C e -4°C -6°C, repectivamente. Na serra poderemos ter valores entre -4°C e -6°C, e em algumas cidades poderão chegar perto dos -10°C como Bom Jardim da Serra e Urupema em Santa Catarina.
O frio não se limitará só apenas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Uruguai e Argentina, estados como Paraná, São paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso também terão frio, que será mais intenso no sul e oeste do Paraná onde as minima serão negativas também. Ocorrerá fenômeno de friagem na estados mais ao norte como MS, MT e AC. O frio intenso continuará nas madrugadas de Sábado, Domingo e Segunda, mas as tardes ficarão gradativamente mais agradáveis principalmente Sábado e Domingo com máximas entre 15°C 17°C com pouco vento e ensolarado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário