sexta-feira, 8 de junho de 2012

Manhã congelante no Conesul !

   A região sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai amanheceram congeladas literalmente nesta manhã de sexta-feira 08/06/2012. As temperaturas chegaram a patamares extremos, com quase -10°C negativos e até -12°C na Argentina. Estradas congelaram e comunidades ficaram sem água devido ao congelamento. Pelotas se não fosse pelo ingresso da nebulosidade no início da madrugada, amanheceria hoje com temperaturas próximas aos -3°C, já que as 22:40h de ontem as estação automática da faculdade de meteorologia localizada no campus da UFPel  já indicava uma temperatura de 2.1°C e geada. A geada em Pelotas começou sua formação por volta das 20:00H de ontem e persistiu até a manhã de hoje. Devido ao ingresso de nebulosidade na madrugada a temperatura aumentou e voltou a cair no fim da madrugada chegando a -0.1°C, com temperatura na relva de -2.7°C. Experimento feito pelo Capincho Cumulus na praia do Laranjal - Pelotas, onde colocamos um termo-higrômetro para fazer a medição a 50 m da beira da laguna dos Patos, já indicava temperatura de 0.6°C às 23H e também com formação de geada. A nebulosidade também frustrou um maior resfriamento na praia, mas nosso experimento registrou a temperatura mais baixa da cidade com impressionantes -1.3°C, algo excepcional para localidade perto de uma laguna. Outra estação que acusou temperatura negativa foi a estação convencional do campus UFPel que teve uma mínima de -1°C e geada moderada. A temperatura mínima no estado foi novamente na região de Santa Rosa com inacreditáveis -7.8°C, seguida por Farroupilha com -7.7°C, Canela -6.9°C e Quaraí -6.3°C.
  Como capincho havia dito regiões da serra em Santa Catarina amanheceram com temperatura próxima dos -10°C, exemplo da cidade de Bom Jardim da Serra que teve uma temperatura de -9.2°C, seguida por Urupema com -8.2°C. cidade centro-oeste de Santa Catarina tiveram temperaturas mínimas entre -1°C e -4°C. O estado do Paraná também amanhaceu com temperaturas negativas, principalmente nas regiões Sul e oeste onde tivemos -0.5°C em Foz do Iguazu (oeste ) e .
  Abaixo está imagem do OGIMET com os dados de temperaturas mínimas na região sul da América do Sul, atentem para os incríveis -12°C em Maquinchao ( Argentina), -10°C em Bariloche ( Argentina ) e -11°C em Balmaceda (Chile) todas regiões da Patagônia norte, e também para -8°C na região do chaco argentino. No Uruguai destaque para os -5.4°C em Salto e os -4.5°C em Artigas fronteira com o Brasil.



Abaixo estão as fotos tiradas pela equipe do Capincho Cumulus hoje pela manhã na congelada praia do Laranjal.

Fotos 07/06/2012 (23h)



Aurora 08/06/2012







O Capincho Cumulus adverte que as duas próximas madrugadas ( sexta para Sábado e Sábado para Domingo) ainda serão de frio extremo com temperaturas negativas ou próximas do 0°C, com geada moderada a forte e possível congelamento. As tardes de Sábado e Domingo serão mais amenas, principalmente a de Domingo com máximas entre 14°C e 16°C e 16°C 18°C, respectivamente, alerta-se também para ingestão de água devido ao ar que estará muito seco, com umidade relativa de 20% a 25%.







Nenhum comentário:

Postar um comentário