sexta-feira, 22 de abril de 2011

Tempo no Fim de semana

   Nesta quinta-feira o Jato de Baixos Níveis (JBN) impulsionará ar mais quente e úmido para o estado do Rio Grande do sul, ajudando no suporte de umidade para áreas de instabilidade (cavado- área de baixa pressão alongada) vindas do norte-noroeste da Argentina para o Rio Grande do Sul, o que vai ocasionar temporais no estado já no inicio da tarde no oeste do estado. Este cavado ( área de baixa pressão alongada), evoluirá para uma área de baixa pressão fechada em superfície sobre o Rio Grande do Sul e vai interagir com uma frente fria no Uruguai trazendo muita chuva para todas as regiões do Rio Grande do Sul com tempo severo ( possibilidade de granizo e vendavais). A chuva na região de Pelotas chegará entre a tardinha e noite de quinta-feira  estendendo-se até a manhã do sábado, com acumulados elevados de precipitação, principalmente na madrugada do sábado.
      Imagem acima é a projeção do modelo global GFS para 00UTC em superfície, 21:00h horário local mostrando o cavado (área de baixa pressão alongada-linha pontilhada) deslocando-se para o estado e uma frente fria entrando na província de Buenos Aires ( linha azul contínua).
        Esta imagem também é do modelo global GFS para o nível de 850hpa (1500m), onde a seta preta indica o Jato de baixos níveis (vento no nível de 1500m).

                          Acima esta a imagem de superfície do modelo global GFS no horário das 06UTC (03:00h local) mostrando a área de chuva sobre o estado (área circulada em vermelho), onde o modelo indica para área de Pelotas entre 40-50mm.
                          Após a passagem da instabilidade ar mais frio e seco será advectado para o estado com o vento virando para OSO (oeste-sudoeste) moderado, fazendo com que a madrugadas de sábado para domingo e domingo para segunda sejam muito frias em Pelotas e em grande parte do estado, principalmente na campanha onde poderá ocorrer a formação de geada fraca. As mínimas para Pelotas no domingo ficarão entre 08ºC\10ºC e máximas entre 18ºC\20ºC e na segunda-feira mínimas de 05ºC\07ºC pela manhã, chegando a 20ºC\22ºC à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário