quinta-feira, 7 de abril de 2011

Granizo

   Caçada feita sexta-feira dia 25-03-2011 acompanhando a intensa convecção que explodiu sobre diversas áreas do Rio grande do sul,gerando células de tempestades muito intensas. A célula que se formou próxima a região de Pedro Osório e deslocou-se na direção nordeste, atingindo a cidade de Pelotas por volta das 18:15h com a refletividade do radar de Canguçu mostrando 60Dbz, o que indica forte instabilidade com alta probabilidade de granizo.



  As fotos abaixo foram capturadas por volta de 18:20h, confirmando a análise da refletividade do radar de Canguçu. O granizo não apresentou um tamanho grande, com diâmetro aproximadamente de 2 a 3cm (moeda de 50 centavos), caracterizando saraiva. A precipitação de granizo durou aproximadamente dez minutos e atingiu a parte centro-sul da cidade.




  Esta célula venho acompanhada também de muitas descargas atmosféricas (raios) muitos deles nuvem-solo ( raios que partem da nuvem atingindo o solo), como mostra as imagens abaixo, do Rindat (Rede integrada nacional de detecção de descargas atmosféricas) e as fotos tiradas naquele dia na caçada.




  Esta célula produziu intensa precipitação, com a intensidade chegando a 100mm/h e durando por volta de vinte e cinco minutos, alagando diversas ruas da cidade. Os acumulados foram de 49mm no areal e 38mm no centro, em estação automática particular. Abaixo estão alguns videos da caçada deste dia no  nosso canal do youtube.

Clique aqui para ver o video da granizada
Clique aqui para ver o video do raio duplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário