sexta-feira, 22 de abril de 2011

Monitoramento das áreas de chuva II

   Área de instabilidade já esta bem próxima da região sul do estado. As áreas de chuva mais fortes estão por volta de 50km de distância do centro de Canguçu e de 100 a 150km de Pelotas com refletividade entre 50-55DBz.


                            
                    A imagem acima do radar de Canguçu mostra a proximidade das células de tempestade da região sul (área circulada em vermelha), e as setas indicam o deslocamento deste sistema de tormentas, que poderão atingir a região de Pelotas dentro das próximas 3-4 horas, com descargas atmosféricas (raios), chuva forte e vento moderado com possíveis rajadas de forte intensidade.


                                       
    Imagem do Rindat mostrando a incidência de raios no estado, pontos vermelhos mostram a ocorrência dos últimos 15 minutos. Algumas estações do inmet já registraram chuva forte e vento forte, exemplo de Rio  Pardo com rajada de 70.2km\h e precipitação de 19mm em uma hora.

Um comentário:

  1. Eu não me baseio em modelos para fazer a minha previsão antes de sair de casa porque eles divergem muito um do outro. Mas hoje vi os modelos meteorológicos mbar,mbar alemão,gfs e ncep e todos simularam um corredor de instabilidade do Paraguai em direção ao oceano Atlântico. Notei uma zona de alta pressão atmosférica no Atlãntico na altura de SC e um anticiclone migratório se deslocando no interior da Argentina( região de la pampa).Entre essas regiões de alta pressão, uma zona alongada de baixa pressão tende sair do Paraguai em direção ao Atlântico. Esse escoamento produziu o CCM que agora se desloca pelo estado. Na minha previsão vem chuva forte à noite. Agora, temos que ficar monitorando.

    ResponderExcluir