quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mais chuvas e temporais a vista!

A região sul do Brasil será marcada por mais chuvas e temporais nos dias que seguem. Observa-se nesta quarta-feira (11/06/14), analisando o nível de 250 hPa, uma ampla região difluente (Figura 1), originada devido a atuação de um sistema de alta pressão na porção norte do país e um amplo cavado sobre o Pacífico na porção sul da América do Sul. Têm-se na literatura que uma das consequências de uma região difluente/divergente em altos níveis é a convergência nos níveis mais baixos (Figura 2). É possível observar um reflexo do cavado em altos níveis nos níveis médios da atmosfera (Figura 3). A existência desta configuração, junto com a forte atuação do Jato de Baixos Níveis (JBN), advectando ar quente e úmido (Figura 4 e 5), está causando a formação de nuvens convectivas na porção oeste do RS e no Uruguai, como já é possível se observar nas imagens de satélite e radar.

Figura 1. Nível de 250 hPa com ampla região difluente e presença de um cavado.

O cavado existente em altos níveis, advecta vorticidade ciclônica para os níveis mais inferiores a leste de sua posição, ou seja, ele 'dá' o engatilho para as partículas adquirirem movimento rotacional, isto acaba acarretando na perda de massa e diminuição da pressão, ou seja, originando uma região de baixa pressão.

Figura 2. Esquema de divergência e convergência.


Figura 3. Nível de 500 hPa.

Na figura acima é possível identificar a presença de um cavado, que devido a suas características sinóticas e dinâmicas tende a acarretar na perda de massa e consequentemente queda na pressão em superfície, outro fator que está favorecendo a esta queda, é a intensa atuação do JBN, que por sua vez é originado pela atuação dos ventos alísios, estes conseguem adentrar no continente de tal maneira que se chocam com os Andes e são direcionados para sul, carregando assim ar quente e úmido proveniente da região amazônica para latitudes médias, entretanto temos um fator que está intensificando o JBN, que é a Alta Subtropical do Atlântico Sul, que está deslocada da sua posição climatológica.

Figura 4. Nível de 850 hPa com a atuação do JBN.

Figura 5. Umidade Relativa para o nível de 850 hPa.

Devido ao transporte de ar quente e úmido como dito anteriormente, ocorrerá o aprofundamento de uma região de baixa pressão a leste da Argentina, acarretando em processo de ciclogênese e frontogênese, ou seja, a formação de um sistema frontal sobre o continente a partir de amanha (12/06). O ramo frio deste sistema poderá provocar chuvas de moderada a forte em diversas regiões do continente devido a sua magnitude, após a passagem deste sistema frontal, haverá a entrada de um sistema de alta pressão pós frontal, podendo provocar na queda brusca de temperatura na região sul do país e com isso a formação de geada e decorrendo na provável ocorrência do fenômeno caracterizado como friagem na região norte do país.
Acompanhe nossa pagina no Facebook onde faremos o acompanhamento deste sistema (nowcasting) e os manteremos informados.

Atenciosamente,
Equipe Capincho Cumulus

Nenhum comentário:

Postar um comentário