quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ciculação anticiclônica influencia o tempo

O Estado do Rio Grande de Sul vem sendo influenciado por uma circulação anticiclônica (alta pressão), a qual está sendo responsável por termos tempo aberto e considerável amplitude térmica. De acordo com os dados da estação da EMBRAPA, Pelotas registrou no dia 21/04 uma amplitude térmica de quase 14ºC, com mínima de 11,6ºC e máxima de 25ºC.

 No gráfico de temperaturas da última semana na cidade, observa-se nos que nos dias 16/04 e 17/04 houve um aquecimento característico de quadro pré-frontal (antes da passagem de uma frente fria), sendo que a frente fria avançou pelo estado na sexta-feira (18/04), mantendo a temperatura amena até a tarde do sábado quando ocorreu a entrada do ar frio e seco, que acabou despencando a temperatura.

Este ar frio e seco, como se observa abaixo, favoreceu a variação de temperatura com "tempo bom" na Páscoa e começo desta semana.

 Fig. 1 - Dados dos últimos 7 dias em Pelotas (temperatura do ar)


Temos que um sistema de alta pressão denominado anticiclone, tem como caracteristica movimento subsidente de ar em seu centro, trazendo estabilidade. Este movimento subsidente é caracterizado pela descida do ar frio e seco proveniente das camadas mais altas da atmosfera para a superfície, inibindo a convecção e, por consequente, a formação de nuvens de chuva. No hemisfério sul este movimento gira no sentido anti-horário. Os anticiclones são indicados nos mapas por «A» e são os locais onde a pressão atmosférica é a mais do que na sua vizinhança. Quando ocorre a passagem de uma massa de ar polar é na verdade, a passagem de um anticiclone oriundo dos pólos.

 Fig. 2 - Movimento do ar em uma alta pressão


Este sistema de alta pressão está atuando como se fosse uma barreira, impedindo o avanço de sistemas de baixa pressão pelo estado. Temos que esta configuração tende a permanecer pelos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário