Então pessoal. Os sistemas atuantes de hoje 07/03/2013, analisando cartas sinóticas de superfície, altitude, nefoanalises e imagens de satélite, percebemos que há duas frente frias atuando. Uma no litoral do sudeste, entre o RJ e ES e outra no litoral Uruguaio, ambas já se afastando para o oceano. O anticiclone transiente da frente fria que esta no litoral do sudeste esta centrado sobre o litoral do RS, e é este que vem provocando as baixas temperaturas pela manhã e a incrível amplitude térmica no estado, por exemplo pelotas ontem amanheceu com 10.2°C e 27°C de máxima a tarde. A frente fria que esta no Uruguai desloca-se rapidamente para o oceano com movimento zonal e não chega ao estado.
Ainda nas cartas e imagens de satélite podemos observar uma área de instabilidade sobre o sul do Paraguai, oeste e noroeste do Paraná. Esta instabilidade esta associada com advecção de ar quente vindo de norte, que esta sendo favorecida pela presença de uma crista em 250 hpa, que se estende até o centro argentino,proveniente da alta da Bolívia e ainda pelo anticiclone que esta no litoral do RS juntamente com um centro de baixa pressão na região do Chaco argentino, esses dois sistemas em superfície. Abaixo imagens das carta de superfície e altitude do CPTEC e uma imagem de satélite do canal visível do serviço meteorológico argentino (SMN).
Identificado esses sistemas, podemos prever que ar muito quente e úmido começará a ingressar pelo estado do Rio Grande do Sul já a partir deste tarde de 07/03/2013, instabilizando a atmosfera no Noroeste do estado. Por lá já podem ocorrer pancadas isoladas de chuva com trovoadas nesta noite. No resto do RS o tempo continua seco com grande amplitude térmica devido ao ar muito seco.
Já na sexta-feira o ar quente vindo de norte avança ainda mais sobre o RS, instabilizando uma área maior do estado fazendo com que ocorra chuva na região norte e noroeste do estado, região central, região oeste e até região próxima a Porto Alegre. No sul e sudoeste o tempo continua quente e seco com elevação nas temperaturas a tarde e vento soprando de Leste. No norte do estado o vento soprará de NNO.
Para o fim de semana, e com maior chance de erro, no Sábado, o RS estará sobre a influência de uma massa de ar quente e úmida com índices de instabilidade elevados e temperaturas elevadas, o que ocasionará tempestades de verão da tarde para a noite em quase todas regiões do estado, em alguns pontos como oeste já poderão ocorrer temporais já pela manhã. No Domingo, uma frente fria, impulsionada por um intenso ciclone extratropical no oceano, acompanhada em sua retaguarda de intensa massa de ar frio deve chegar ao estado provocando mais chuva e temporais. Com entrada da massa de ar frio, podem ocorrer temporais severos devido a rápida troca de massas de ar em locais isolados.
No fim do Domingo as temperaturas entrarão em rápido declínio e o vento soprará moderado com rajadas fortes acima de 60 km/h, principalmente no litoral do quadrante SSO. Semana que vem frio intenso para época do ano com minimas de um dígito em diversas regiões do estado.
Abaixo imagens do modelo GFS.
Atenção o quadro desta previsão poderá mudar para Sábado e Domingo principalmente. Caso houverem mudanças significativas nesta previsão informaremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário