sexta-feira, 8 de março de 2013

Previsão atualizada para o fim de semana

Hoje o estado do Rio Grande do Sul esteve sobre forte instabilidade durante grande parte do dia, devido a atuação de um sistema convectivo de mesoescala (SCM), que formou-se já nas primeiras horas do dia. A chuva que em algumas localidades teve uma maior intensidade, veio acompanhada de descargas atmosféricas (raios). Cidades como Santa Maria (centro do estado) e São Luiz Gonzaga (noroeste) tiveram acumulados de 22 mm e 38 mm, respectivamente até as 18 UTC do dia de hoje 08/03/2013. Imagens abaixo do OGIMET mostrando o acumulado de precipitação no CONESUL até as 18h de hoje e imagem de satélite no canal visível mostrando o SCM.





Este sistema formou-se devido a um padrão sinótico clássico. Estamos sob a influência de uma massa de ar quente e úmida de origem tropical. Acompanhando esta massa de ar, temos uma crista nos altos níveis (250hpa e 500 hpa) sobre o estado e norte argentino, o que favorece esta advecção de ar quente. Reforçando esta configuração o estado do RS esta situado sobre uma região que fica no lado equatorial do jato subtropical, isto é, a circulação sobre o estado em altos níveis fica anticiclônica, o que favorece divergência nesses níveis. Com entrada de ar mais quente nos baixos níveis (superfície e 850 hpa) forma-se um cavado invertido em superfície, o que permite convergência de massa. Então, toda esta configuração sinótica vem disparando a  convecção profunda no nordeste argentino e oeste do Rio Grande do Sul, com escoamento da nebulosidade para leste. Figuras abaixo mostram o que foi explanado acima.





Acima cartas de altitude mostrando o padrão de circulação anticiclonica nos altos níveis, favorecendo advecção de ar quente nos níveis mais baixos

Carta do nível de 850 hpa mostrando o transporte de ar quente para o estado


Carta de superfície mostrando cavado invertido favorecendo convergência de massa e levantamento.


Os modelos numéricos de previsão do tempo sugerem a persistência deste padrão para o fim de semana. Logo, alertamos para a permanência de intensa instabilidade no estado, principalmente para regiões oeste, central, centro-leste, noroeste e centro-sudeste do estado. Alertamos para altos volumes de precipitação, temporais que podem ser fortes acompanhados de queda de granizo e vendavais em regiões isoladas com descargas atmosféricas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário