quinta-feira, 19 de maio de 2011

Atmosfera hoje!

Clique para animar!

       A animação feita com imagens do canal visível do satélite GOES 12 disponibilizada no site do Servicio Meteorológico Nacional Argentino, mostra os comportamentos característicos da atmosfera nas condições de hoje. 
       Durante a manhã (primeiras imagens), é notável a presença de nevoeiros em muitas localidades do RS, principalmente próximo do oceano e nos vales dos rios (Uruguai, Jacuí) onde há umidade. A circulação do anticiclone (sistema de alta pressão) que predomina na região, carrega umidade para o continente e ajuda a formação do fenômeno. No sul do RS e nordeste do Uruguai próximo à Lagoa Mirim, o nevoeiro persiste e se mantém denso. Em Pelotas houve nevoeiro hoje pela manhã.
Ao transcorrer do dia, os nevoeiros começam a dissipar-se por causa do aquecimento solar, e começa a formação das correntes ascendentes. Estas correntes são causadas pelo aquecimento solar, fazendo o ar  elevar-se até o topo da camada limite (1500 metros), nível em que ocorre condensação se houver umidade. As nuvens Cumulus não se desenvolvem verticalmente por causa da subsidência associada ao anticiclone, uma forçante que faz com que o ar vá para baixo, contra as correntes ascendentes. É interessante analisar os "trilhos" ou "ruas de nuvens" formadas por Cumulus, que estão acompanhando a circulação anticiclônica.
        Outra característica interessante esta no entorno do Rio da Prata, onde não há as nuvens Cumulus. Isto ocorre porque a água do rio esta mais fria impedindo que o ar adjacente a ela seja aquecido e forçado para cima pelas correntes térmicas ascendentes. No oceano ocorre o mesmo. No noroeste do RS nota-se a presença de Cumulus Congestus a partir do meio da tarde, os quais talvez, tenham provocado chuva fraca em locais isolados.
        No fim da animação aparecem abaixo da imagem algumas nuvens altas (cirrus), as quais se movem muito rapidamente pois são impulsionadas pelos fortes ventos de oeste em altitude que caracterizam as correntes de jato e mostra que um sistema frontal se aproxima da província de Buenos Aires.

Um comentário:

  1. Massa a matéria, bem interessante podíamos fazer mais seguido essas analises de imagens de satélite.

    ResponderExcluir