sábado, 7 de maio de 2011

Frio

Ontem tivemos a entrada de um pulso de ar frio pelo litoral do Atlântico, este ar frio foi impulsionado por intenso ciclone perto das ilhas Georgia do Sul e Sandwich com centro de apenas 940hpa e a entrada de um sistema de alta pelo continente, o que fez com que o litoral da américa se transformasse em um corredor de ar frio. Abaixo carta sinótico mostrando este quadro.



Este corredor de vento que se formou devido a atuação deste dois sistemas provocou vento de moderado a forte do quadrante SSO (sul-sudoste) provocando ressaca hoje em boa parte do litoral, chegando até o Rio de Janeiro, em algumas praias as onda podem chegar até 3 metros. A atualção deste quadro trouxe temperaturas mínimas baixas hoje para Santa Catarina, onde em Urupema fez 0.8ºC negativos, Rio Grande do Sul onde Pelotas amanheceu hoje com 6.2ºC na estação agroclimatológica do campus UFPel (cppmet), esta foi a mínima mais baixa até agora em Pelotas e tabém no Uruguai e Argentina, com destaques para Melo-Uruguai com 2ºC e Tandil-Argentina com 0.8ºC.

Mapa com as mínimas de hoje 07-04 no conesul.


Para o domingo haverá o ingresso de mais um pulso de ar frio pelo litoral, o que provocará o aumento da nebulosidade durante o dia no estado, mas trazendo chuva apenas do centro pra o norte do estado. O inicio da próxima semana será com temperaturas baixas pela manha e amenas a tarde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário