quarta-feira, 21 de maio de 2014

Condições atuais do tempo.

O estado do Rio Grande do Sul está sendo marcado por altos acumulados de chuva.
Segundo dados do Ogimet temos que em São Luiz Gonzada o acumulado em 24 horas já chega nos 145 mm e em Passo Fundo 70 mm.
Estes altos valores ocorreram devido a existência de uma ampla difluência nos altos níveis da atmosfera (Fig. 1) que acarreta na divergência neste nível, isto consequentemente acaba por decorrer em convergência nos níveis mais baixos da atmosfera, que juntamente com a atuação de um cavado em superfície torna a atmosfera favorável a formação de nuvens altamente carregadas.   

Figura 1. Nível de 250 hPa.

Na figura acima, a difluência é demarcada por uma espécie de ">" em vermelho. Em amarelo está identificado um intenso cavado em altos níveis da atmosfera.

Segue abaixo uma nefoanálise das condições atmosféricas atuais.

Figura 2. Nefoanálise.

Como observa-se na figura acima, a precipitação neste momento está sendo causada devido a incursão de uma frente fria no estado. O cavado em altitude observado na Fig 1. está dando suporte a este sistema, e isto, juntamente com a difluência em altos níveis fará com que nesta madrugada as regiões sudeste, leste, noroeste e norte do RS, SC e PR sejam atingidas por chuvas de moderadas a fortes, com atenção a ocorrência de tempestades no norte do RS, SC e PR acompanhando estas chuvas.
 
Na figura abaixo (Fig. 3) observa-se além dos ramos frontais quente, frio e ocluso do sistema, a intensa advecção de ar frio que fará com que as temperaturas diminuam com uma intensa magnitude nos próximos dias. 

Figura 3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário