sábado, 16 de novembro de 2013

Feriado turbulento!

No feriado desta sexta-feira (15/11/13), conforme o esperado, tivemos na parte da manhã a passagem de uma Linha de Instabilidade (LI) pelo Rio Grande do Sul (animação 1), associada a um sistema frontal (frente fria) que atuava no Estado. Esta, prolongou-se até o norte da Argentina como uma frente de rajada (Animação 2). Isso, ocorre devido as trocas de massa de ar quente para fria.
No fim da tarde, devido ao ingresso da massa de ar fria que estava na retaguarda do sistema frontal, impulsionada por um ciclone extratropical na costa uruguaia,  houve a passagem de uma frente de rajada pelo extremo sul do RS. Na (Fig 1), registrada por um dos membros do grupo Capincho Cumulus, Fernando Cossetin, é possível visualizar três nuvens arcos do tipo rolo (Arcus cloud type roll cloud), associadas a ondas de gravidade dentro da frente de rajada, que se formam devido a diferença de densidade entre as massas de ar que ali atuavam. Pelo espaçamento entre uma nuvem rolo e outra (crista da onda), pode-se identificar o comprimento de onda do sistema. Pode-se observar também, pequenos buracos na retaguarda da primeira nuvem rolo, estes estão associados a formação de nuvens reticulares. Estas nuvens são o inverso dos famosos Mammatus e são associadas também a tempo severo. Na animação do radar de Canguçu (Animação 3) pôde ser observado o deslocamento desta frente de rajada, onde é possível vizualizar uma tênue linha, fina e de baixa refletividade avançando desde a fronteira do Uruguai para Pelotas.
Pode-se dizer que este fenômeno é raro e nunca foi visto antes pela equipe Capincho Cumulus!

 Animação 1: Animação do radar de Santago/RS, mostrando o avanço da LI.

 Animação 2: Animação do satélite GOES-13, canal visível mostrando frente de rajada na Argentina.


                                             Fig 1: fotos da frente de rajada chegando a Pelotas.

Animação 3: Animação radar de Canguçu/RS, mostrando a frente de rajada avançando pelo sul do RS.

Temos a seguir o código METAR do aeroporto de Pelotas, no qual pode-se identificar o momento exato no qual a frente de rajada passou e o que ela influenciou nas variáveis meteorológicas.

 SA 15/11/2013 21:00-> METAR SBPK 152100Z 34005KT 9999 SCT030 OVC090 21/20 Q1006=
SA 15/11/2013 22:00-> METAR SBPK 152200Z 23018G32KT 8000 SCT030 OVC090 18/15 Q1008=
SA 15/11/2013 23:00-> METAR SBPK 152300Z 23014KT 9999 SCT040 BKN090 18/14 Q1011=


Observa-se que as 21:00 horas tínhamos vento de 340º (norte/noroeste) e velocidade de 05KT (9,3 km/h), visibilidade de 10000 metros, a temperatura era de 21ºC e a pressão era de 1006 hPa. No instante em que a frente de rajada passou, provocou mudança na direção do vento, que foi para 230º (sudoeste) com intensidade de 32KT (59,3 km/h), a visibilidade diminuiu para 8000 metros, ou seja, essa frente de rajada estava associada a precipitação, a temperatura caiu para 18ºC devido ao ingresso de ar mais frio e seco, já que o Td foi para 15°C e a pressão aumentou para 1008 hPa, já que devido ao ingresso de ar mais frio e denso faz a presão aumentar.

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