No fim da tarde, devido ao ingresso da massa de ar fria que estava na retaguarda do sistema frontal, impulsionada por um ciclone extratropical na costa uruguaia, houve a passagem de uma frente de rajada pelo extremo sul do RS. Na (Fig 1), registrada por um dos membros do grupo Capincho Cumulus, Fernando Cossetin, é possível visualizar três nuvens arcos do tipo rolo (Arcus cloud type roll cloud), associadas a ondas de gravidade dentro da frente de rajada, que se formam devido a diferença de densidade entre as massas de ar que ali atuavam. Pelo espaçamento entre uma nuvem rolo e outra (crista da onda), pode-se identificar o comprimento de onda do sistema. Pode-se observar também, pequenos buracos na retaguarda da primeira nuvem rolo, estes estão associados a formação de nuvens reticulares. Estas nuvens são o inverso dos famosos Mammatus e são associadas também a tempo severo. Na animação do radar de Canguçu (Animação 3) pôde ser observado o deslocamento desta frente de rajada, onde é possível vizualizar uma tênue linha, fina e de baixa refletividade avançando desde a fronteira do Uruguai para Pelotas.
Pode-se dizer que este fenômeno é raro e nunca foi visto antes pela equipe Capincho Cumulus!
Animação 1: Animação do radar de Santago/RS, mostrando o avanço da LI.
Animação 2: Animação do satélite GOES-13, canal visível mostrando frente de rajada na Argentina.
Fig 1: fotos da frente de rajada chegando a Pelotas.
Animação 3: Animação radar de Canguçu/RS, mostrando a frente de rajada avançando pelo sul do RS.
Temos a seguir o código METAR do aeroporto de Pelotas, no qual pode-se identificar o momento exato no qual a frente de rajada passou e o que ela influenciou nas variáveis meteorológicas.
SA 15/11/2013 21:00-> METAR SBPK 152100Z 34005KT 9999 SCT030 OVC090 21/20 Q1006=
SA 15/11/2013 22:00-> METAR SBPK 152200Z 23018G32KT 8000 SCT030 OVC090 18/15 Q1008=
SA 15/11/2013 23:00-> METAR SBPK 152300Z 23014KT 9999 SCT040 BKN090 18/14 Q1011=
Observa-se que as 21:00 horas tínhamos vento de 340º (norte/noroeste) e velocidade de 05KT (9,3 km/h), visibilidade de 10000 metros, a temperatura era de 21ºC e a pressão era de 1006 hPa. No instante em que a frente de rajada passou, provocou mudança na direção do vento, que foi para 230º (sudoeste) com intensidade de 32KT (59,3 km/h), a visibilidade diminuiu para 8000 metros, ou seja, essa frente de rajada estava associada a precipitação, a temperatura caiu para 18ºC devido ao ingresso de ar mais frio e seco, já que o Td foi para 15°C e a pressão aumentou para 1008 hPa, já que devido ao ingresso de ar mais frio e denso faz a presão aumentar.
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