sexta-feira, 26 de abril de 2013

Previsão para o fim de semana

Após duas semanas marcadas por diferentes bloqueios atmosféricos em níveis médios e predominantemente em altos níveis (dipolo, ômega, alta) com pode ser visto na figura 1. A atmosfera deve começar a mudar ao longo do final de semana em todo o Cone Sul. Pelo menos, isso é o que espera-se!!
Figura 1 - Bloqueio de Alta observado no dia 19 de Abril.
Fonte: INPE/CPTEC
A mudança dá-se inicialmente em territórios argentinos com a passagem de uma frente fria que deve causar precipitação em várias regiões incluindo a capital Buenos Aires. Já para o Rio Grande do Sul pode-se esperar chuva de maneira isolada, com maior possibilidade de pancadas na fronteira Oeste. Nas demais regiões a chuva deve ser de fraca a moderada sem marcar grandes acumulados (15 à 30 mm), muito em função da forma desorganizada que se dará o deslocamento dessa frente. Veja abaixo a previsão detalhada para todas as regiões do estado.

Previsão para sábado:

Oeste/Noroeste: Tempo bom com pouca nebulosidade, sem possibilidade de chuvas. A temperatura máxima deve ficar entre os 29/31°C e as mínimas entre 15/17°C, e os ventos soprarão com fraca intensidade do quadrante norte.
Centro-Sul: O tempo deve permanecer estável, sem possibilidade de chuvas. A temperatura mínima deve ficar entre 13/15°C, enquanto a temperatura máxima pode chegar aos 29°C. 
Na porção mais ao Sul (Chuí, Santa Vitoria, Rio Grande e Pelotas) poderá ocorrer nevoeiro, principalmente em regiões em que há corpos d'água (lagoas por exemplo).
Litoral: O tempo também deve permanecer estável com pouca nebulosidade. As temperaturas máximas podem chegar à 27°C, enquanto as mínimas ficam em torno dos 16/18°C.

Previsão para domingo:

Oeste/Sudoeste: A aproximação de uma frente fria vinda da Argentina deve influenciar no tempo em toda a região. Já nas primeiras horas do dia a nebulosidade passa a tomar conta dessa região, e ao longo do dia as chuvas devem invadir o estado. Mas antes disso, chuva pela manhã no Oeste!
As temperaturas mínimas não devem cair em função da entrada da nebulosidade que ocorrerá na noite de sábado, assim espera-se mínimas entre 18/21°C. Da mesma forma, a presença de nebulosidade impedirá o aquecimento e com isso as máximas devem ficar entre 22/24°C.
Centro-Sul: A chuva deverá chegar nesta região somente no período da noite com fraca intensidade, contudo a nebulosidade passa a sofrer mudanças ao longo do dia. As temperaturas mínimas devem ficar entre 16/18°C enquanto as temperaturas máximas podem chegar aos 25/27°C.
Litoral: A chuva no litoral deverá chegar também no período da noite com intensidade fraca/moderada. Devido a proximidade do oceano, as temperaturas mínimas devem ficar um pouco mais elevadas em relação às demais regiões: 17/19°C. Já as temperaturas máximas devem ficar em torno dos 24/26°C.

Para segunda-feira, o tempo deve permanecer instável na metade sul do Estado. Há a possibilidade de chuvas em pontos isolados na fronteira Sudoeste, sendo as maiores possibilidades de pancadas de chuva na região mais ao Sul (região de Pelotas). Já na porção norte do estado, espera-se que o tempo permaneça com variação na nebulosidade, porém sem a possibilidade de chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário