quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Alerta de tempo severo !!

A advecção de temperatura e umidade de norte sobre o estado e um cavado amplo em altitude sobre a Cordilheira dos Andes, darão suporte para a atuação de uma frente fria que chega hoje ao Estado. A sondagem atmosférica de Uruguaiana aponta altos valores para os índices de levantamento (LIFT) e para energia convectiva (CAPE). Esses valores devem aumentar com o passar da tarde, o que poderá intensificar ainda mais os temporais pelo Estado sobre tudo na fronteira com o Uruguai. Sistemas convectivos de mesoescala com nuvens de intenso desenvolvimento vertical (cumulonimbus - Cb)   podem ser observadas a SW vindas da Argentina, esta mesma área de instabilidade provocou temporais com queda de granizo na madrugada de hoje sobre o país vizinho.


Abaixo imagem da rede integrada nacional de detecção de descargas atmosféricas (RINDAT), é possível perceber a intensa atividade elétrica sobre a região nordeste da Argentina.


A imagem de satélite com realce na temperatura do topo das nuvens mostra nuvens com grande desenvolvimento vertical chegando a temperaturas de -70°C, o que indica a presenças de nuvens do tipo Cumulonimbus com potencial para ocorrência de tempestades severas com queda e granizo e fortes rajadas.



Atualização: Ponto de orvalho oscilando muito, chegou a 22,8ºC agora a pouco!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário