A interação do forte aquecimento devido a massa de ar quente que toma conta do estado e a umidade que vem sendo advectada do oceano para o continente por um centro de alta pressão, trouxeram elevados valores de temperatura do ponto de orvalho (Td) que variou em Pelotas entre 23°C e 25°C valores muito altos, o que favoreceu a convecção na região a partir do meio da tarde. As células começaram a pipocar por volta das 15:30h e desenvolveram-se em uma região isolada entre Bagé e Pelotas provocando chuva forte de curta duração e descargas atmosféricas (raios). Abixo estão fotos tiradas por nós dos cumulus torres (Tcu) e Cumulonimbus (Cb) que passaram bem próximos de Pelotas.
Abaixo estão: uma imagem de satélite do canal visível do Servicio Meteorologico Nacional argentino (SMN), mostrando as células das fotos acima e imagem do OGIMET com os reportes de tempo significativos indicando Cb na região sul.
Previsão
Hoje terça-feira seguirá o intenso calor a tarde e a possibilidade de temporais isolados no oeste e fronteira com o Uruguai. O tempo mudará a partir da quarta-feira, quando um intenso cavado em altitude impulsionar uma frente fria pelo estado provocando temporais e chuva forte, trazendo também queda nas temperaturas entre Quinta-feira e Sábado principalmente nas madrugadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário