Embrapa (Pelotas) - 20mm
Cppmet (Pelotas) - 22.3mm
centro (Pelotas) - 25mm
Rio Grande (inmet) - 44.4mm
Abaixo imagens do radar de Canguçu e de satélite (realçada- Cptec) mostrando as áreas de chuva sobre nossa região.
Esta chuva esta associada a um cavado ( área de baixa pressão alongada) em superfície, uma baixa em níveis baixos 850hpa (1500 metros) e ar frio na retaguarda deste sistema sendo impulsionado por intenso anti-ciclone (área de alta pressão atmosférica) com centro 1029hpa, que esta localizado no centro-norte da Argentina. Abaixo estão a Nefoanálisis (SMN), de 850hpa (nível baixo) e de 500hpa (nível médio), para ilustrar o que foi dito acima.
A instabilidade persistirá ao longo desta segunda-feira na região melhorando a partir da tarde com queda brusca na temperatura. A análise das cartas e de modelos mostram que uma massa de ar polar muito intensa ingressa no estado hoje e em toda região sul, parte do sudeste e centro-oeste do Brasil. Abaixo temos a imagem do OGIMET mostrando as temperaturas mínimas hoje na Argentina, Uruguai e Brasil mostrando como as temperaturas foram bem mais baixas na Argentina e sul do Uruguai, projetando já o frio que vem para nossa região.
Olhando a carta de superfície, vemos o anti-ciclone móvel citado acima no centro-norte argentino, com centro de 1029hpa e que foi o responsável pelas mínimas muito baixas até negativas para região de Córdoba e Província de Buenos Aires. Este sistema vai se deslocar para leste, ou seja, para cima do nosso estado provocando mínimas baixas e tarde amenas no restante da semana com tempo bom.
Ocorrerá mínimas abaixo dos 10°C praticamente em todas as manhã desta semana em todo o estado, com possível geada fraca na campanha e serra na segunda metade da semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário