segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Raio (vídeo)!

Abaixo esta um vídeo feito pelo colaborador do Capincho cumulus e colega de faculdade João Marcelo Hoffmann no Morro reuter.


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

video tempestade!

Abaixo postamos mais um vídeo feito pela equipe do Capincho Cumulus da tempestade de quarta-feira que passou pela região sul!


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Frente de rajada (vídeo)

Vídeos feito em caçada do capinchocumulus no temporal que passou na quarta-feira pela região sul do estado, causando estragos em Pelotas e Rio Grande. O primeiro vídeo foi gravado em Pedro Osório pelo meteorologista e integrante do grupo Bruno Zanetti Ribeiro.





terça-feira, 24 de janeiro de 2012

temporal em Pelotas

Como previsto no nowcasting, tempestade atingiu Pelotas por volta das 14h30m com rajadas fortes de vento. A rajada mais forte foi anotada na estação automática do aeroporto de Pelotas com 78km/h, ao lado METAR (
SPECI SBPK 241640Z 31023G41KT 4000-RA BKN020 SCT080 FEW030CB
28/21 Q1006)
, na estação automática da Embrapa 68km/h, na estação agroclimatológica do campus UFPel 70km/h e no centro da cidade 50km/h. As rajadas trouxeram transtornos como queda de fios de alta tensão e danos em transformadores, vários bairros de Pelotas estão sem energia elétrica incluindo o centro da cidade. Abaixo estão as fotos do temporal mostrando bela frente de rajada se aproximando da cidade.














Alerta de temporais!

Aproximação de uma frente fria pelo Uruguaia esta gerando formação de sistemas convectivos no Rio Grande do Sul neste momento, que já provocam chuva forte e tempral na região de Bagé, Santana do Livramento e Dom Pedrito. Em Quaraí as rajadas de vento foram de 88km/h e acumulado de 10mm. A linha de tempestades que esta provocando estes temporais na campanha desloca-se para leste a uma velocidade aproximadamente de 80km/h e chegará na região de Pelotas nas próximas duas horas, os temporais serão acompanhados de vento forte e chuva intensa, podendo ocorrer granizo em pontos isolados. Os temporais virão também acompanhados de descargas atmosféricas (raios). Abaixo estão as imagens de radar (REDEMET) e de raios (RINDAT) mostrando a localização das tempestades e a quantidade de raios nuvem-solo.




Pontos vermelhos raios ocorridos nos últimos 15 minutos.

Entre a noite desta terça-feira e madrugada de quarta-feira a frente fria cruza pelo estado causando queda na temperatura, voltando assim os dias mais amenos.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Temporais de verão

A massa de ar quente e úmido que toma conta do estado do Rio Grande do Sul há alguns dias e provoca forte calor, vem provocando temporais típico de verão alguns com potencial de causar estragos. Ontem Domingo a região de Pelotas teve forte temporal principalmente na região norte da cidade depois da temperatura ultrapassar os 35ºC na cidade. Um dos bairros atingidos foi o Sítio Floresta, que teve casas destelhadas e queda de árvores. Hoje Segunda-feira não foi diferente a temperatura chegou a 34.2ºC no centro da cidade, 34ºC na embrapa e 33.6ºC na estação agroclimatológica da UFPel, esta alta temperatura com alto valor da temperatura do ponto de orvalho favoreceram novamente formação de células de tempestades ao norte da cidade. A precipitação na estação automática da Embrapa foi de 9.1mm e rajadas de 36km\h. Abaixo estão as fotos tiradas nas caçadas de ontem e hoje das células convectivas, o interessante delas são que as duas formaram nuvem- arco, no domingo tivemos formação de nuvem-arco do tipo rolo (arcus cloud-roll cloud) e hoje Segunda-feira do tipo prateleira (arcus cloud-Shelf cloud). Clique nas fotos para ampli-a-las.


                                                                 Domingo







Segunda






quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nuvem-arco

Hoje foi o dia mais quente do ano até agora em Pelotas, as máximas foram de 35.1ºC na estação agroclimatológica da UFPel e de 37.1ºC na Embrapa. Devido ao forte calor e a aproximação de uma frente fria pela fronteira do Uruguai, explodiram nuvens do tipo cumulonimbus (Cb) em diversas regiões do Rio Grande do Sul que provocaram chuva forte, vendavais e queda de granizo em pontos  isolados. Pelotas foi atingida por um temporal por volta das 18h, a chuva foi muito forte e provocou alagamentos em diversas ruas da cidade.A chuva de hoje foi caracterizada por um quadro pré-frontal, já amanhã,  uma frente fria cruzará o estado trazendo mais chuva. Este sistema frontal atua agora sobre o Uruguai e primeiro atingirá as regiões de fronteira com o país vizinho já na madrugada de quarta para quinta. A frente fria irá provocar temporais na maioria das regiões, sendo que em alguns casos as células poderão ter o potencial de provocar danos pelas fortes rajadas de vento e o granizo. Abaixo estão fotos da caçada de hoje em Pelotas e nefoanálise do Servicio Meteorológico Nacional (Argentina) ilustrando os sistemas meteorológicos atuantes em parte da América do Sul.